domingo, 12 de maio de 2013

A publicidade da exclusão: cadê as mães negras?

Em homenagem ao Dia das Mães 2013, as "Casas Bahia" (maior anunciante do país) fez um comercial bem inteligente para comemorar a data. Ao som da música "Fico assim sem você", interpretada por crianças, um vídeo vai apresentando diversos momentos em que as mães estão presentes na vida dos filhos, sempre com muito carinho e (dedicação).  Numa forma de referência ao tradicional slogan "Dedicação total a você".

Do ponto de vista da emoção e criatividade, podemos dizer que tal comercial é uma obra perfeita. Porém, observando com um olhar mais crítico, é impossível não se atentar para um velho problema da publicidade brasileira: a resistência em colocar personagens negros nos papéis de destaque das campanhas publicitárias.

Se é para homenagear a "dedicação de todas as mães", como é dito por uma voz feminina ao final da mensagem, porque não existem mães e filhos negros nesse comercial das Casas Bahia então? O interessante é que a própria "Casas Bahia" tem uma expressiva quantidade de clientes negros.

A impressão que fica é que as mães negras não possuem uma relação de carinho e "dedicação" com seus filhos, ou que elas nem mesmo existem no Brasil. É uma exclusão semelhante a que acontece nos programas de televisão (principalmente novelas).

Ninguém está pedindo aqui uma cota para negros em campanhas publicitárias e nem acusando a loja de racismo, mas é importante lembrar que nós, afrodescendentes, também consumimos bens e serviços.

Não sei se a falha é das "Casas Bahia" em si, ou da agência de publicidade responsável por suas campanhas, a Young & Rubicam, de Roberto Justus. De qualquer forma, fica a crítica.

Assista o comercial do Dia das Mães 2013 Casas Bahia:

Nenhum comentário: